Procurando ...

SITES criação e implementação

O objetivo

Ao analisarmos as disponibilidades da tecnologia para implantação de recursos somos tentados pelo "canto da sereia" de implantação dos mais modernos meios de sedução e formas de influenciar o visitante do nosso site mas, não podemos perder o foco: o usuário da web, quando acessa o nosso site, não está buscando luzes, cores, movimentos ou variadas opções de informação.

O visitante está buscando um bem, produto ou serviço, que resolva seu desejo ou sua necessidade e, apesar dos detalhes sempre levados em conta nesta análise, o que importa, na verdade, é que a média de tempo que teremos para que o cliente encontre o que procura ou seja levado a crer que vale a pena continuar pesquisando, no site ou ir em busca de outras opções, nunca será maior que dois minutos a partir do seu acesso ao site. Para isto temos que garantir que ele, neste tempo, já tenha visualizado as informações detalhadas e as fotos, se houverem, de pelo menos uma das ofertas apresentadas a ele como resposta à sua busca.

A tecnologia

As "tecnologias da informação" inicialmente à nossa disposição, por sua origem no objetivo do lucro da iniciativa privada e por falta de serem reguladas e fiscalizadas pelos órgãos competentes, utilizaram no seu conjunto (hardware e software) a política industrial da "compatibilidade da marca" criando assim uma "torre de Babel" de recursos disponíveis que, por sua urgência de aplicação, além de ser liberada à conta gotas à medida que vai sendo desenvolvida, é absorvida pelo usuário pelo método de "sucateamento" do seu equipamento.

Mesmo com todos os "considerandos" acima, um site verdadeiramente profissional não pode abrir mão da segurança, funcionalidade e praticidade na sua utilização comercial e na atualização de conteúdo pela equipe responsável, na empresa. Para isso é imprescindível a facilidade e rapidez de acesso para o visitante, assim como a compatibilidade do aplicativo com as tecnologias de sistemas, versões de navegadores e tamanho / resolução de tela por ele utilizadas.